SUBSTITUIÇÃO DE QUEIMADORES A ÓLEO BTE POR QUEIMADORES A GÁS NATURAL

A SUMESA – Sulina de Metais, utilizava queimadores do tipo monobloco a óleo combustível do tipo BTE (Raro) para o sistema de aquecimento das suas 7 panelas de refino.

Esses queimadores até então utilizados, não são recomendados para esse tipo de aplicação, pois apesar de contar com a chama radiante, eles necessitam de uma antecâmara para que a chama se extinga, a fim de que somente os gases quentes em baixa velocidade que saem do queimador possam ter contato com a lateral da panela. A baixa velocidade destes gases fazia com que a troca de calor convectiva ficasse prejudicada dado que a saída dos gases é induzida por um sistema de exaustão integrado proporcionando uma depressão nesta câmara.

Além disso, o cliente estava tendo muitas perdas de produção devido a falhas constante nestes queimadores monobloco a óleo.

Características dos sistemas de aquecimento a óleo BTE que foram substituídos:

  • Perdas térmicas devido à existência de antecâmara e necessidade de insuflamento externo pelo canhão de chama, ocasionado pela falta de um flange isolado ao processo e assim acarretando perdas por radiação e pelo excesso de ar induzido;
  • Espaço reduzido para a manutenção dos queimadores dado a necessidade constante devido de retirada dos mesmos do nicho de queima dos fornos;
  • Sujidade constante devido aos vazamentos de óleo.

 

Solução Gas Service

Para aperfeiçoar o sistema de aquecimento das panelas de refino de Chumbo da SUMESA, a Gas Service Industrial desenvolveu um projeto de alteração, onde eliminou a antecâmara de combustão, fixando o novo queimador a gás a um nicho tangente à parede interna do forno, criando um novo canal entre a parede da panela e a parede do refratário por onde passam os gases do queimador em alta velocidade, aumentando assim a troca térmica por convecção.

Os novos sistemas de aquecimento a gás natural fornecidos, utilizam Queimadores de alta velocidade ETIN série H, com capacidade de aquecer estas panelas com capacidade 50.000 kg em temperaturas mínimas de 480 °C em curto intervalo de tempo.

Esses queimadores foram projetados para produzir chama com alta velocidade, gerando grande eficiência energética. Possuem regulagens de gás e de ar separadamente, modulando-os conforme a necessidade, permitindo diversas regulagens de chama, garantindo assim uma grande versatilidade de aplicações possíveis e extrema precisão no processo.

Esses queimadores permitem a utilização de chamas com grande excesso de ar, alcançando baixíssimos índices de emissões de monóxido de carbono (CO).

Uma vez que sua fabricação é totalmente nacional, possui fácil manutenção e agilidade no fornecimento de peças de reposição.

Características do sistema

  • Controle automatizado da relação ar/gás ;
  • Cavalete de gás conforme norma NBR 12.313;
  • Bloco refratário para saída dos gases de combustão do Queimador em formato de fenda retangular (Slotted Exit).

Benefícios atingidos

  • Aumento de produtividade;
  • Redução do consumo de gás natural superior a 10%;
  • Maior homogeneidade de temperatura da panela;
  • Maior segurança para operadores e equipe de manutenção;

Conteúdos Relacionados