Aplicações dos Queimadores de Fibra Metálica

Em virtude de suas excepcionais características, os Queimadores de Fibra Metálica permitiram ganhar significantes faixas de mercado em diferentes áreas de aplicação. Novos desenvolvimentos estão sendo feitos continuamente, observando-se novas aplicações na indústria do aço, fundição de alumínio e indústria de processo, tais como:

 

Caldeiras Residenciais

Muitos governos estão especificando níveis máximos permitidos de emissões de NOx e CO para aplicações de aquecimento residencial. Para responder a esses requerimentos, e afim de obter altos rendimentos, caldeiras e queimadores avançados, passaram a utilizar a Fibra Metálica.

Outras Aplicações Residenciais

Os Queimadores de Fibra Metálica não liberam nenhum produto nocivo à saúde, podendo ser utilizado em aplicações nas cozinhas. Queimadores de Fibra Metálica rotativos estão sendo utilizados no Reino Unido em fornos residenciais.

Fogões

Fogões para cozinhas podem ser equipados com a tecnologia de Queimadores de Fibra Metálica, queimando diferentes tipos de gases naturais, ou mesmo outros gases.

Aquecedores de Teto

Novos tipos de aquecedores de teto têm sido desenvolvidos usando Queimadores de Fibra Metálica, no modo radiante.
Queimadores Infravermelhos para Secagem de Papel
Em razão da alta eficiência, extremamente baixa inércia e grande durabilidade, as maiores indústrias de papel do mundo estão passando a usar os Queimadores de Fibra Metálica para secagem dos revestimentos de papel.

Calandras para Papel

Os Queimadores de Fibra Metálica não são somente usados em queimadores radiantes diretos para secagem de papel, mas também para aquecer as calandras usadas para secar redes de papel úmido.

Outras Aplicações de Secagem

Não somente papel, mas também têxteis e uma enorme variedade de outros produtos podem ser secos ou curados, usando a tecnologia dos Queimadores de Fibra Metálica.

Secagem de Pisos e Azulejos Cerâmicos

A tecnologia de Queimadores de Fibra Metálica é também usada em fornos para secagem de pisos e azulejos cerâmicos.

Indústria Alimentícia

Em razão dos Queimadores de Fibra Metálica não liberarem nenhum produto nocivo à saúde, eles podem ser usados sem restrições na indústria alimentícia.

Vinicultura

Na indústria do vinho, para se obter qualidade e produtividade mais altas no crescimento e colheita das uvas, são utilizados os Queimadores de Fibra Metálica. Expondo as ramas dos vinhedos a um choque térmico com os queimadores radiantes, estas caem, facilitando a colheita e expondo as uvas ao sol.

Descongelamento e Cozimento de Refeições Pré-preparadas

A alta eficiência radiante dos Queimadores de Fibra Metálica permite a construção de utensílios profissionais para cozimento compactos e altamente produtivos, reduzindo o tempo de serviço.

Grills

Os queimadores de Fibra Metálica são aqui também largamente empregados em grills. A alta taxa de energia radiada permite tempos de tratamento de produtos muito curtos.

Fritagem de Alimentos

Em fritadeiras utilizando a tecnologia de Queimadores de Fibra Metálica conseguiu-se uma notável diminuição nos tempos entre cargas, um aumento na durabilidade dos equipamentos e uma drástica redução nos tempos de operação.

Conformação de Painéis para Automóveis

Painéis de materiais sintéticos estão sendo conformados utilizando a tecnologia dos Queimadores de Fibra Metálica. Respostas operacionais rápidas e acurado controle de temperatura, bem como a alta taxa de saída energética permitem incrementos na produtividade acima de 100%, comparando-se com o aquecimento elétrico.

Aquecimento Estacionário

Em países de clima frio a tecnologia de Queimadores de Fibra Metálica está sendo utilizada com sucesso no aquecimento estacionário de automóveis e caminhões. O sistema emprega o próprio combustível do veículo (GN ou GLP), aquecendo o bloco do motor e o interior da cabine, antes da partida do motor.

Cura de Pinturas

O aquecimento infravermelho é largamente empregado no aquecimento e cura de pinturas de produtos. A tecnologia de Queimadores de Fibra Metálica permite um alto fluxo de transferência de calor radiante, incrementando a produtividade dos processos. A rápida resposta dos Queimadores de Fibra Metálica permite um acurado controle de temperatura das superfícies do produto tratado, aumentando a qualidade dos produtos e reduzindo rejeitos de processo.

Pintura a Pó

A tecnologia dos Queimadores de Fibra Metálica aplicada em estufas de cura de pintura a pó permite um incremento da produtividade de 30%.

Amolecimento de PVC

Queimadores de Fibra Metálica estão sendo usados em linhas de amolecimento de PVC. A alta eficiência da radiação reduz consumos de energia.
Cura de Revestimentos de Esmalte e Teflon
Queimadores de Fibra Metálica são usados em larga escala no tratamento de revestimentos de esmalte e teflon na fabricação de panelas de uso doméstico. A confiabilidade do produto foi a principal razão para mudança para esta tecnologia.

Cura de Revestimentos

Para o tratamento de produtos são utilizados os queimadores de radiação interna. Estes Queimadores de Fibra Metálica são largamente usados em operações de tratamento de produtos, como por exemplo o chamusco de produtos têxteis.
Secagem de Aço Galvanizado a 570°C
Na indústria do aço, a tecnologia de Queimadores de Fibra Metálica é usada na secagem de chapas metálicas contínuas.

Aquecimento de Cadinhos

O alumínio antes de ser fundido precisa ser derretido e mantido a determinada temperatura em uma panela de espera. Um Queimador de Fibra Metálica cilíndrico montado ao redor do cadinho, mantém o alumínio fundido à temperatura adequada para a moldagem.

Controle de Temperatura de Pescoços de Moldagem

O pescoço por onde é alimentado o molde com metal fundido deve ser mantido a uma temperatura determinada, afim de evitar resfriamentos prematuros na moldagem do alumínio e solidificações localizadas.

Indústria do Aço

Aquecimento e Cura em Linhas de Arame
Os Queimadores de Fibra Metálica são usados em processos para desengraxe e tratamento térmico em linhas de arame.

Indústria do Vidro

Na indústria do vidro, tubos de raios catódicos, vidraria para aplicações domésticas e médicas e bulbos de lâmpadas devem ser submetidas a tratamentos térmicos após serem produzidas.

Têmpera de Vidro

Fornos para têmpera de vidro são equipados com os Queimadores de Fibra Metálica, reduzindo as perdas de processo acima de 10%. O tempo de partida das linhas de aquecimento foram cortados pela metade e a eficiência térmica aumentada entre 20 e 50%. É usada também esta tecnologia em têmpera contínua de vidro e linhas de selagem de bulbos de lâmpadas.

Fabricação de Vidros Automotivos

Na fabricação de vidros automotivos osQueimadores de Fibra Metálica são usados no aquecimento localizado antes de operações de conformação e têmpera do vidro, proporcionando melhor qualidade e produtividade.

>> Para saber mais sobre os Queimadores, clique aqui e faça o download do e-book com o artigo técnico completo: O Uso de Queimadores Infravermelhos a Gás na Indústria

EnglishFrenchPortugueseSpanish